Terra de sabores indescritíveis

Alagoas Brasil Culinária cultura educação entrevista gentileza livros paz Sururu viagem viagens

A culinária brasileira é, certamente, uma das mais diversificadas do mundo. E essa diversidade pode ser observada na pluralidade dos pratos típicos preparados em cada estado do Brasil. Os sabores, texturas, cores e aromas compõem a narrativa perfeita de um verdadeiro espetáculo culinário nos 4 cantos do país.


Imagem de Heiko Behn por Pixabay 

Com tamanha variedade, é quase impossível escolher apenas 1 prato para saborear em cada viagem. Os temperos envolvidos no preparo dos pratos soam como poesia trazendo uma explosão de sabores e provocando sensações únicas nos apreciadores de uma boa culinária. É tão viva e presente a nossa vocação culinária, que é impossível visitar  São Paulo e não provar uma deliciosa pizza. Na maior cidade do país, a influência italiana é tão presente, que introduziu uma das receitas mais famosas do mundo como um dos pratos preferidos do paulistano.

E o passeio gastronômico pelo país continua. Imagine uma imersão no sabor forte e presente da caldeirada de tucunaré na região norte, ou quem sabe o sabor do delicioso arroz de carreteiro na região centro-oeste. Na região Sul, o típico e tradicional churrasco e no Nordeste, acarajé, manteiga de garrafa e carne-de-sol dão o tom dos sabores  do povo nordestino.

É claro que não poderia faltar, os pratos do litoral brasileiro, e é sobre um ingrediente especial de Alagoas, que vamos falar hoje.

Em Alagoas, o sabor tem nome: Sururu

A viagem começa pela obra “O anjo” do autor alagoano Jorge de Lima. Foi a partir desse livro que o sururu (Mytella charruana), ficou nacionalmente reconhecido.

O sururu é um molusco, e em Alagoas ele tem características peculiares. Na lagoa Mundaú é encontrado em abundância e serve de base para a renda de milhares de famílias alagoanas. Em outras regiões do país, o sururu também é conhecido como mexilhão.

É inegável a influência histórica do sururu no povo alagoano. Essa influência transcende a sua importância gastronômica, elevando o sururu ao contexto cultural. Em 2014,  o Conselho Estadual de Cultura (CEC) aprovou por unanimidade o registro do sururu como Patrimônio Imaterial de Alagoas. Consolidando assim uma história viva da relação multicultural do sururu e do povo de Alagoas.

Imagem de receitas de sururu

O sabor do sururu na culinária alagoana

O sururu é utilizado para preparar diversos pratos. O caldinho de sururu, o arroz de sururu e a moqueca de sururu são os mais conhecidos. Nos últimos anos, a valorização do molusco de sabor encorpado ganhou destaque nacional, tendo matérias sobre o seu modo de preparo difundidas em diversos canais de comunicação. Estava sendo apresentado ao mundo o sururu de capote.

Prato de sururu tradicionalmente servido

Em 2014 a Universidade Federal de Alagoas publicou um estudo de 10 anos sobre a importância e o valor nutricional do sururu. “O molusco é rico em proteínas de alta qualidade, que têm a função de formação e recuperação dos tecidos, é de fácil digestão e tem baixo teor de gordura em relação a outros animais.”

O sururu pode ser encontrado facilmente na cozinha do povo alagoano. Ao visitar o estado, não deixe de provar dessa iguaria. Ele é servido nos restaurantes de todo o estado e, com certeza, o sabor também vai te conquistar.

Viva o sururu! Viva Alagoas! A história do molusco que ultrapassou as fronteiras da gastronomia e se faz presente do contexto cultural de todos os alagoanos. 

Alagoas Brasil Culinária cultura educação entrevista gentileza livros paz Sururu viagem viagens

Publicado por tiagomochileiro

Tiago da Silva é empreendedor social. Mais conhecido como Mochileiro pela EDUCAÇÃO. Já percorreu 65 cidades brasileiras, distribuindo mais de 7.500 livros, e levando a mensagem da educação que salva vidas. Mais de 30.000 jovens já assistiram suas palestras pelos rincões do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: